Não "FALE COM TODOS OS DEPUTADOS"

Isto mesmo, não fale com todos os Deputados Federais. Até meados do ano de 2009 podíamos mandar mensagens através do site da Câmara Federal para todos os deputados ao mesmo tempo, Eu mandava, as vezes, mais de uma mensagem por dia. Isto causou furor em alguns que conseguiram tirar esta opção do menu do "fale com os deputados". Agora só podemos falar com cada um separadamente. Não podemos mandar um mensagem para todos ao mesmo tempo. Com isto eles não devem estar recebendo mais mensagens com sugestões ou reclamações, pois quem vai querer preencher o formulário mais de 500 vezes para falar com todos os deputados sobre o mesmo assunto? Impossível isto ocorrer, fiz vários contatos com a ouvidoria e postei anteriormente aqui sobre este assunto e agora recebi a resposta. Não me convence, é desrespeito com o eleitor e isto deve ser revertido nas urnas este ano. Precisamos trocar a maioria dos representantes que temos em Brasília. Para quem quer enviar uma reclamação para todos os deputados dou uma dica, o Gmail permite enviar para até 500 contatos uma mesma mensagem. Como são mais de 500 deputados e senadores, recomendo duas contas de email para conseguir mandar uma mesma mensagem para todos ao mesmo tempo. Eu tenho 4 contas de email do Google e uso as mesmas para este fim, não consigo evitar este contato saudável que tenho com a maioria deles. Para aqueles que gostariam de ter a lista de email's de todos deputados e senadores é só solicitar aqui nos comentários que envio ela completissima, ai é só colar no CC ou CCO (com copia ou com copia oculta) e enviar a mensagem. Coloco abaixo a resposta da ouvidoria sobre minha reclamação de tirarem do ar a opção falar com todos os deputados.

ouvidoria@camara.gov.br  - 11 jan 2010

Ouvidoria da Câmara dos Deputados

Sr.MOISESALBA

Nota de Esclarecimento sobre a retirada do item

"FALE COM TODOS OS DEPUTADOS"

A Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados, por orientação política e pedagógica do Ouvidor, Deputado Mário Heringer, esclarece que a iniciativa de retirar o item "Fale com todos Deputados" no site da Câmara dos Deputados, foi um medida consciente e estudada a partir da própria importância do significado da intervenção popular.
Ao tomarmos esta atitude, fizemos clara demonstração de estarmos em sintonia com uma sociedade que se organiza em diversas matizes sociais, visando cobrar, intervir no processo legislativo e no mandato parlamentar.
É cediço que a Câmara dos Deputados é o Poder mais próximo do povo brasileiro que prima pela plena liberdade do exercício da cidadania. Contudo, a Ouvidoria Parlamentar trabalha movida pela experiências de entidades civis e movimentos organizados que acreditam que o melhor caminho para qualificar o Parlamento brasileiro é o de acompanhar pari passu o mandato, a partir da própria escolha do eleitor em eleger o seu candidato.
Diversas pesquisas comprovam que a população brasileira participa da eleição e vota; muitas vezes esquece em quem votou, pouco se importando em acompanhar o mandato parlamentar seja no Congresso Nacional, no Estado e ou no próprio município.
Infelizmente é um comportamento recorrente em tempos de pós-eleições que no entendimento do Ouvidor Parlamentar, urge pensar numa outra forma de participação popular, de forma mais didática e eficiente, em termos de cobrança e coerência político-partidária. A democracia se aperfeiçoa na mesma proporção em que o cidadão se organiza.
A supressão do "Fale com todos Deputados", foi pensando na melhor forma de qualificar o voto popular e a consciência coletivo do exercício da cidadania.
O lançamento de mensagens virtuais, de forma indiscriminada, para todos os deputados, independentemente do Estado donde o cidadão ou a cidadã esteja enviando mensagem, funciona mais como instante emocional e psicológico a que como instrumento de pressão popular. Na compreensão do papel da Ouvidoria, seria mais plausível o cidadão ou a cidadã cobrar de imediato do parlamentar no próprio Estado que o representa.
Esta experiência é sobejamente exercitada pelas entidades civis e movimentos sociais. Esta prática de endereçar, cobrar ou pressionar o parlamentar na base, no município ou no Estado é uma exercício habitual dos segmentos organizados, que compreendem que a melhor forma de manifestar as suas opiniões ou cobrar posturas políticas é individualizar a cobrança comportamental, política e ideológica dos nossos representantes.
A Ouvidoria Parlamentar, como interlocutora das manifestações populares, tem a clareza de que tal endereçamento "Fale com todos os Deputados", acaba atingindo a todos de forma aleatória, sem levar em conta a conduta individual. Por vezes, de forma equivocada, a opinião pública julga a todos em razão de comportamento desviante de um ou outro parlamentar.
Longe de cercear a liberdade de expressão, a Ouvidoria Parlamentar, ao tomar esta medida, não titubeou diante de eventuais reações contrárias. Já antevia tais contrariedades e de forma serena acata todas as manifestações e as respeita, sem abrir mão da própria convicção didática de que a melhor forma do cidadão se expressar ou indignar-se é cobrar daqueles que escolhemos nas urnas.
A democracia representativa importa em consolidarmos a própria consciência acerca da importância do voto e da eleição. Reconhecer o significado das eleições é reconhecer que a escolha dos nosso representantes requer que sejamos mais criteriosos nas decisões, pois a escolha equivocada implica em possível prejuízos para a sociedade e para espírito ética que tanto reivindicamos na política e no seio do nosso processo civilizatório.

Ouvidoria da Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes
Brasília - DF
CEP 70160-900
Tel.: 0800 619 619

http://www.moisesalba.com/
http://dicasempelotas.blogspot.com/
Táxi, chame: 53-84061744 ou 53-84388960
Carro com Ar-Codicionado e preços especiais para viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!